Me Acharam?

QUERO QUE VOCÊ VEJA QUEM SOU: ESSA SOU EU: . TÁ ME VENDO?! NÃO?! VOU TE MOSTRAR DE NOVO: . AGORA VIU NÉ?! AINDA NÃO?! CHEGA MAIS PERTO E OBSERVA: . AGORA VIU, NÉ?! QUE BOM QUE ME ENXERGOU! EU SOU MESMO ESSE PONTINHO, NO MEIO DO UNIVERSO.

Dalai Lama



Meditação, Compaixão e Consciência

Já disse uma vez, mas não me importo nadinha de repetir que sou espiritualista independente. Que quer dizer, entre outras coisas que não sou seguidora de nenhuma igreja.
Dalai Lama esteve em São Paulo nessa semana e falou sobre compaixão, ciência e espiritualidade a um público de 4.000 pessoas, no Palácio de Convenções do Anhembi.
Tinha vontade de ouví-lo, mas Caxias fica longe de São Paulo e estou sem tempo nem dinheiro.
Após suas apresentações, ele foi questionado por médicos e professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) sobre vários assuntos ligados à saúde, ciência e espiritualidade. Segundo ele, ciência e religião podem caminhar juntas - "pessoalmente, concordo.
E, diante de um novo conhecimento científico, o budismo tibetano costuma mudar antigos conceitos. "Temos que ter a mente aberta." "Concordo totalmente".
O Dalai Lama defendeu mais pesquisas sobre o uso da meditação na saúde e também, que os médicos exercitem mais a compaixão no atendimento aos pacientes.
Abaixo, alguns tópicos de sua apresentação:
CURA - "Se vocês vieram aqui com alguma curiosidade, não há problema. Mas aqueles que vieram com uma expectativa de algo sobre-humano, sobretudo em busca de cura, é mais perigoso. É uma bobagem imaginar ou esperar isso. Quero que me vejam como um monge budista, com o compromisso de promover os valores humanos e a harmonia entre as religiões. As pessoas perseguem o ideal buscando no mundo externo. Recursos materiais são importantes, mas, se a nossa vida é feliz ou não, depende da atitude mental. Se alguém busca a felicidade, mas negligencia os valores internos, não será bem-sucedido".
COMPAIXÃO - "Compaixão e altruísmo não são valores exclusivamente do seres humanos. Vemos que muitos animais têm vida social em que a cooperação é fundamental. As formigas, por exemplo, não têm um Estado de Direito, leis, polícia, mas funcionam até melhores que os seres humanos. Costumamos manifestar compaixão, mas com uma atitude manchada pelo apego, pelo preconceito. Quem se mantém muito autocentrado, fecha a porta interior. Sente-se só na vida, com medo, inseguro. A saúde também é afetada. O caminho [da compaixão] é o treinamento constante. Ainda não inventaram uma injeção milagrosa que leve a pessoa a desenvolver compaixão".
PAZ - "A humanidade está caminhando lentamente em direção à paz. Não fomos feitos para agredir. Nossa conformação física é mais para coelho do que para tigre. Não temos garras. Nossas mãos, nossos braços foram feitos para acolher, e não para ferir. Até 50, 60 anos atrás, as pessoas tinham uma aceitação em relação à guerra, como se ela fosse algo inevitável. Mas agora os conflitos são acompanhados de desaprovação".
PROFISSIONAIS DA SAÚDE - "O contato com a dor, com o sofrimento, pode fazer com que o senso de vida seja amortecido e a pessoa passe a lidar como se estivesse lidando com uma máquina que precisa de conserto. Assim, a medicação tende a não fazer efeito mesmo sendo indicada por um médico muito estudado, mas que tem o coração fechado. A eficácia está ligada aos valores que vêm do coração. Nas vezes que fui a hospitais fazer exames, tinha algo de mecânico na atitude dos profissionais. Não foi confortável".

Com esse post quem não me conhece fica sabendo que adimiro Dalai Lama... p mim ele é um ícone, um exemplo a ser seguido...