Minha aspiração, como professora de Informática Educativa, por incentivar meus alunos a produzir esse vídeo é proporcionar aos alunos participantes, momentos de reflexão sobre os diversos significados envolvidos no presente tema e com isso contribuir para o desenvolvimento de indivíduos capazes de se auto-conhecerem como criadores e administradores de sua aprendizagem, como autores de seu percurso.
Espera-se que essas atividades contribuam para que eles desenvolvam a capacidade de um pensar mais criativo, de analisar teorias e confrontar hipóteses, de buscarem informações onde quer que elas estejam.
Para tanto, foi usada a estratégia de problematizar os alunos, criar situações de aprendizagem, estimular ações para a construção de conhecimentos, lhes propiciarem o pensar em seus atos levando-os a descobrir as coisas por si mesmo se auto-organizar, reestruturar, reequilibrar.
Pretende-se que essa oficina propicie aos alunos participantes a serem autores das informações criadas, ou seja das regras do laboratório de informática.
Com a publicação do vídeo no blog da oficina eles desenvolvam a cultura de cooperar com o próximo e compartilhar conhecimentos com todos a sua volta.
Pensando nesse contexto e pensando em transformá-lo desde cedo, é que a escola deve proporcionar a seus alunos situações em que se faça a reflexão e discussão sobre a realidade, sociedade..., buscando assim, formar cidadãos críticos, capazes de interferir na realidade a fim de modificá-la.
Além disso, a escola deve exercer sua função social, através do cultivo de bens culturais e sociais.
É nesse universo, que se toma constantemente decisões e posicionamentos, que o aluno vivencia situações diversificadas que favorecerão o aprendizado, para participar ativamente da vida científica, cultural, social e política do país e do mundo.
É essencial a ligação da escola com questões que envolvam educação, regras, limites, respeito ao próximo e ao patrimônio escolar. Com essa perspectiva que se pensou nesse projeto para formular as regras necessárias para o laboratório de informática da escola.
Veja o Blog com as regras.
0 comentários:
Postar um comentário