Me Acharam?

QUERO QUE VOCÊ VEJA QUEM SOU: ESSA SOU EU: . TÁ ME VENDO?! NÃO?! VOU TE MOSTRAR DE NOVO: . AGORA VIU NÉ?! AINDA NÃO?! CHEGA MAIS PERTO E OBSERVA: . AGORA VIU, NÉ?! QUE BOM QUE ME ENXERGOU! EU SOU MESMO ESSE PONTINHO, NO MEIO DO UNIVERSO.

Recepção aos professores da Escola Raio de Luz - 2010


Vídeo elaborado para recepcionar os professores da Escola Raio de Luz, durante o início do ano letivo de 2010.
Escolhi cenas do filme Dead Poets Society, divulgado nos cinemas brasileiros como Sociedade dos Poetas Mortos justamente por ser um filme que mostra a quebra de paradigmas que alguns professores procuram. 

No filme o professor, representado pelo ator Robin Willians, contrapondo-se a proposta de ensino estabelecida, introduz um novo ideal pedagógico. Para ele, a educação deveria se confundir com o próprio processo de viver. Em suas palavras vemos a manifestação desse ideário: Carpe Diem. Notamos, também, o encaminhamento de suas propostas de ensino que contrastam com as vigentes, uma vez que o professor se utiliza de outros espaços não convencionais para propor atividades diferentes, buscando por uma convivência mais democrática e afetiva com seus educandos.
No início e no final do vídeo fiz questão de colocar a cena que mas me marcou no filme, a cena em que o professor encoraja seus alunos a subir na mesa, falarem alto "para colocar fora o bárbaro que habita dentro deles"....hehehehe
Os alunos no inicio não conseguiram fazer essa simples ação por ainda estarem presos a repressão a que eram submetidos, porém no final do filme, quando o professor foi mandado embora eles enfrentam seus medos e sobem na mesa para demonstrar a seu mestre que "as sementes que ele plantou deram frutos". Um belo filme sem duvida. Espero que o vídeo e a mensagem tenham refletido o que espero como educadora.
Abraços a todos que assistem meus vídeos.
Márcia Ribeiro Paganella.

1 comentários:

Marcinha!! Linda homenagem!!! Tenha certeza que cada educador que tiver a oportunidade de ver seu vídeo vai sentir-se com a importância que relamente tem!!! Sucesso!