Me Acharam?

QUERO QUE VOCÊ VEJA QUEM SOU: ESSA SOU EU: . TÁ ME VENDO?! NÃO?! VOU TE MOSTRAR DE NOVO: . AGORA VIU NÉ?! AINDA NÃO?! CHEGA MAIS PERTO E OBSERVA: . AGORA VIU, NÉ?! QUE BOM QUE ME ENXERGOU! EU SOU MESMO ESSE PONTINHO, NO MEIO DO UNIVERSO.

Autonomia em Viver em Pensar



Devemos ter capacidade de reagir positivamente diante das situações, ter capacidades de vivenciar coisas que nunca tínhamos vivido através do nosso pensamento, da nossa inspiração.
Não devemos ver com os olhos dos outros o que os outros nos deram para olhar, ver as coisas com o olho da mãe, do pai, do cientista, do médico.... mas devemos ver o mundo com os nossos olhos, com os nossos sentidos, nossas percepções e re-olhar tudo. Porque as pessoas têm o olhar embasado em coisas da idade média, repetem conceitos e preconceitos retrógrados entre os homens sem contestar. Todo mundo repete e não verifica a veracidade das coisas.
As pessoas têm “cabeça feita” -> ERRADA....porque vai pela cabeça dos outros e não vivencia, não investiga por si só.
As pessoas querem que alguém pense por elas, pagam para que o outro veja, sinta, escolha... Digam como elas devem agir, pensar, fazer... São pessoas que querem andar com a força dos outros sem o menor discernimento e seguem pessoas, líderes carismáticos, como ovelhas no rebanho.
Devemos nos tornar pessoas independentes, com lucidez, com senso de observação, com senso crítico porque temos capacidades que Deus nos deu.
E enquanto educadores, devemos levar as pessoas a pensar, a fazer as coisas por si, ser independente para que em situações inéditas, em reveses da vida saibam as decisões que devem tomar. Não podemos fazer as coisas por ninguém, devemos problematizá-las para que sejam indivíduos independentes, auto-suficientes.
Essa reeducação tem que vir de dentro de nós, pois temos forças capaz de nos dar discernimento e não ser dominado pelo que os outros querem de nós, fazendo isso passamos a confiar em nós mesmos, geramos nossa segurança e NOSSA VONTADE vai se tornando cada vez mais forte.
Só se é possível realmente saber de algo depois que a experiência vivida lhe ensina. O conhecimento é algo repassado, mas o saber vem através da experiência.
Meus pensamentos...continua...

Clip net

ambiente colaborativohttp://cl1p.net/marcia É um ambiente colaborativo entre edeixe seu recado, lembre-se de salvar antes de sair...
Cuidados na rede

Cartilha dá orientações sobre uso responsável da internet. Conheça.


Brincar sem brinquedos
Será que as crianças não conhecem mais as brincadeiras tradicionais? Veja.



Metodologia / Tecnologia

Este vídeo disponível na Internet, nos faz refltir sobre uma série de questões:

- De que adianta a tecnologia se a metodologia continuar a mesma?

- Qual a concepção de Educação presente na escola ilustrada no vídeo?

- A tecnologia faz mágica na educação?

video

UNESCO lança folhetos para promoção das tic's na educação


Tecnologia, informação e inclusão é uma série de folhetos destinada a jornalistas atuantes na mídia comunitária, estudantes e ao público em geral. Seu objetivo é estimular a disseminação de informação e o debate sobre a contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social no Brasil. A série é composta por vários volumes temáticos apresentados em folhetos que tratam de aspectos específicos de cada tema.
Aqui alguns:

v. 1: Acesso às novas tecnologias (4 folhetos):

* n. 1: Brasil no rumo da inclusão (PDF - 4 p.)

* n. 2: o papel das ongs (PDF - 4 p.)

* n. 3: o papel do governo (PDF - 4 p.)

* n. 4: telecentros no país (PDF - 4 p.)

v. 2: Informação para todos (3 folhetos):

* n. 1: Acesso do portador de necessidade especial (PDF - 4 p.)

* n. 2: Telecentros acessíveis (PDF - 4 p.)

* n. 3: Acesso muda a vida das pessoas (PDF - 4 p.)

v. 3: Computador na escola (3 folhetos):

* n. 1: A dura realidade nas escolas (PDF - 4 p.)

* n. 2: O futuro anunciado (PDF - 4 p.)

* n. 3: Tecnologia e aprendizagem (PDF - 4 p.)

v. 4: Juventude e Internet (4 folhetos):

* n. 1: sonho de jovem inclui emprego e um computador (PDF - 4 p.)

* n. 2: do maracatu atômico ao hip-hop digital (PDF - 4 p.)

* n. 3: o caso de três jovens brasilienses (PDF - 4 p.)

* n. 4: ameaças na rede (PDF - 4 p.)

Metodologia / Tecnologia

Este vídeo disponível na Internet, nos faz refltir sobre uma série de questões:
- De que adianta a tecnologia se a metodologia continuar a mesma?
- Qual a concepção de Educação presente na escola ilustrada no vídeo?
- A tecnologia faz mágica na educação?


Fonte: Prof. Ezequiel Menta